Homem que espancou paisagista é absolvido após diagnóstico de parassonia; entenda distúrbio
03/12/2024
Justiça reconheceu que Vinícius Batista Serra tem parassonia e por esse motivo não pode ser responsabilizado criminalmente por seus atos. Vinicius e Elaine, que foi agredida durante 4 horas por ele
Reprodução/Instagram
A 7ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro confirmou que o homem julgado por tentativa de feminicídio e agressão contra uma paisagista não pode ser responsabilizado pelo crime. Segundo a Justiça, o homem cometeu as agressões devido a comportamentos violentos causados pela parassonia, um distúrbio do sono.
Parassonias são eventos indesejáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. De acordo com o Hospital Albert Einstein, podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.
O distúrbio pode ser transitório e não ter consequências sobre a qualidade do sono. Contudo, em alguns casos, pode provocar uma perturbação significativa do sono e sofrimento ou lesão para o paciente ou outras pessoas. Segundo o Hospital Albert Einstein, a parassonia é classificada de acordo com a fase de sono (REM ou NREM).
As parassonias do sono NREM mais comuns são:
despertar confusional
sonambulismo
terror noturno
As do sono REM são:
pesadelos
transtorno comportamental do sono REM (distúrbio do sono que provoca a realização dos sonhos durante o sono, sem que a pessoa esteja consciente disso. Ela pode realizar movimentos motores complexos e violentos, como gritar, xingar, gesticular, socar e chutar)
Há ainda parassonias não classificadas, como a Enurese Noturna (xixi no período noturno).
O diagnóstico depende principalmente de uma anamnese cuidadosa obtida do paciente ou, mais comumente, do companheiro ou outros moradores da casa. O tratamento vai depender do tipo de parassonia.
Paisagista Elaine Caparroz em entrevista logo após as agressões